Images

Taxistas VS Certos senhores que conduzem um táxi

É, sem dúvida, o assunto do momento, a manifestação de ontem, 10/10/2016, de taxistas em Lisboa. Confesso que fiquei acordado até às 03:00 ligado aos canais de informação para saber como acabava a manifestação.

Primeiro ponto, considero os táxis um meio de transporte fundamental em qualquer cidade, sobretudo se estivermos a falar de grandes cidades. É cómodo e somos transportados por pessoas que conhecem bem as estradas e ruas da cidade.


Bom, para começar vou dividir a classe dos táxis em dois: Taxistas e certos senhores que conduzem um táxi.

Os taxistas são profissionais bem formados que cumprem a sua função de transporte de passageiros em segurança para qualquer lado da cidade, longe ou perto da praça de táxis, e que o fazem com transparência, sem arranjar caminhos mais longos nem adulterar tarifas. O cliente paga o serviço sem haver margem de dúvidas de que foi bem servido.
A esses profissionais é legítima a reclamação e a manifestação de ontem, se a Uber/Cabify querem fazer concorrência, são bem-vindos, mas cumprindo com os mesmos requisitos que se exigem a estes motoristas de táxis. Aliás, acho que nenhum português coloca isso em causa, todos somos a favor que a Uber/Cabify deve cumprir com os mesmos requisitos que os táxis estão obrigados.

Os certos senhores que conduzem um táxi são os outros, os tais que todos sabemos como são e que ontem voltaram a mostrar todo o seu charme para todo o país ver. Pessoas sem formação, rudes, violentos mesmo, que enganam clientes indo pelo caminho mais longo, que mudam tarifas, que cobram a mais na bagagem, que se recusam a fazer caminhos curtos, que são antipáticos, que vandalizam carros da Uber/Cabify e que ficam à porta de uma bomba de gasolina a insultar gratuitamente os motoristas da concorrência.
A estes, a reclamação não posso admitir... porque a razão que lhes assistia, deixaram de a ter. E como eu, assim pensam muitos portugueses. Os dirigentes das associações de taxistas afirmaram que o povo tinha ficado com uma boa imagem da classe... pois bem... eu acho que foi precisamente o contrário, e hoje só leio revolta dos portugueses ao que se viu ontem.

Sim, é verdade, a Uber/Cabify tem que cumprir com o que cumprem os motoristas de táxis, e pagar os custos a isso associados. Mas a "instituição" táxi em si ficou parada no tempo, não evoluiu e agora está a sofrer as consequências destas novas plataformas electrónicas. Sinais dos tempos... que o diga a Nokia por exemplo...


Para os certos senhores que conduzem um táxi, nada tenho a dizer, para os taxistas o conselho é: Continuem a ser sérios no trabalho e vão à luta com as mesmas armas da Uber/Cabify, um serviço de qualidade e transparência... que se crie uma aplicação "Táxi" com as mesmas funcionalidades da concorrência... verão como tudo mudará. Eu pessoalmente não faço questão de viajar em grandes carros modernos... pode muito bem ser um carro com 10/15/20 anos, desde que o serviço seja bom e em segurança.

0 comentários: