Images

Crónicas da Lituânia: Primeiras impressões

O ano de 2014 está a ser muito pródigo em termos de conhecimento de outros países aqui para o rapaz, depois de 73 dias na Holanda, 4 dias na Hungria e algumas horas na Alemanha e Bélgica, eis que vim até aos Bálticos, mais concretamente ao norte da Lituânia.

A Lituânia foi a primeira república soviética a proclamar a independência, corria o ano de 1990 e, curiosamente, o primeiro país a reconhecer essa independência foi a... Islândia...  nação que também tenho o prazer de conhecer! Estima-se que tenha 2 955 986 habitantes.

Resenha histórica efectuada! Primeira grande diferença que se nota, o frio... cheguei ainda em Setembro e já fazia um grande frio. Mas o grande impacto está guardado para quando saímos à rua e nos deparamos com a realidade lituana... e para quem vem de conhecer a cidade de Budapeste, na Hungria, e grande parte da Holanda... o choque é imenso. A cidade lituana de Siauliai tem estradas velhas, edificios degradados e arvoredo que parece cheio de doenças e com as ruas atolhadas de folhas velhas... a típica imagem de uma cidade soviética dos anos 70. Eu fiquei muito mal impressionado. Lembrei-me das imagens de Chernobyl!
Imagens de Chernobyl...

... isto já é Lituânia...

Os primeiros dias deixaram-me em choque! Mas depois vamos conhecendo um pouco melhor a cidade e já podemos conhecer alguns, poucos, monumentos dignos de fotografias, alguns locais de comércio e cafés com bom aspecto e onde se pode apreciar um bom café, chá ou até mesmo uma refeição. Encontrei mesmo um shopping ao bom estilo de Portugal, grande... demasiado grande julgo.
Chá Lounge

 Museu do Chocolate

 Igreja no centro

 Vá, até é giro!

A população não engana, o gene russo está em grande maioria mas já com um estilo de vida europeu, mesmo tendo em conta que se trata de um país com poucos recursos económicos. A unidade monetária é a Lita, mas a partir de 2015 a Lituânia vai ter o Euro. Os bens na sua esmagadora maioria são mais baratos do que em Portugal, o que permite algum desafogo às carteiras nacionais.

A língua oficial é o lituano, mas também ouve-se muito russo pelas ruas.
Universitetas... Fakultetas! Humm... lituano...

Apesar da primeira impressão já ter sido um pouco atenuada, ainda estou a recuperar do choque e desta abrupta mudança. Quero crer que a Lituânia tem algo mais para mostrar à lente da minha máquina fotográfica e digno de ser visitado... porque se não tiver será o primeiro país que conheço e que direi que não vale a pena voltar. Fico a aguardar. 

Ahhh... a cerveja local, Svyturys, é boa e existe McFlurry... portanto, nem tudo está perdido meus amigos... há esperança!!!
 

0 comentários: