Images

Crónicas da Holanda: Pelas ruas de Amsterdão...

Amsterdão sempre foi uma cidade que me suscitou muito interesse, esteve, inclusivé, no meu planeamento de road trip para o ano de 2012, mas infelizmente esse plano teve que ser abortado. Acabei por conhecer a famosa cidade holandesa no passado sábado, 17/05/2014.

Como estou alojado no norte do país, a viagem para Amsterdão levou-me a passar pelo grande dique da Holanda, uma construção gigante de 30 kms que permite que grande parte do território não esteja submerso, e também a passar pela famosa zona de moínhos, uma das imagens de marca do país das tulipas.

Tive a sorte de apanhar um belo dia de sol e deu logo para constatar que a cidade fervilha de vida por todo o lado, ao contrário da cidade de Leeuwarden, onde estou alojado, onde a população é realmente holandesa pura, em Amsterdão há de tudo um pouco, à imagem das grandes cidades europeias. Uma cidade plana, com edificios muito bonitos, bem estruturada e completamente virada para os turistas.

A zona mais concorrida, o centro histórico, é coberta por cafés, bares, esplanadas, lojas de renome mundial, lojas de recordações e as famosas coffee shops... que têm a particularidade de dar um cheiro a... erva, se é que me entendem, às ruas e ruelas, mais uma das imagens de marca de Amsterdão.

E claro, cheguei ao famoso Red District, zona de prostituição legalizada da cidade e onde o cliente pode observar o que deseja, uma vez que as meninas estão expostas em montras!! Pessoalmente pensava que era uma rua mais fechada, soturna, e com essas casas corridas, mas não, é em pleno centro histórico por entre lojas, cafés, bares e museus e por onde passam famílias com crianças, idosos e excursões de estrangeiros. Já faz parte da cultura do país e não choca ninguém, para além do factor de já ser uma atracção turística bem aproveitada. Ir a Amsterdão sem ver as famosas montras, é como ir a Roma e não ver o Papa... hummmm, eu fui a Roma e não vi o Papa... pormenores...!!

Não tendo o efeito imponente e esmagador de Roma ou Londres, Amsterdão é uma cidade fantástica onde quero regressar. Bate qualquer uma das outras pela mente aberta de quem por lá vive e pelo grande número de invulgaridades que por lá se passam... não fiquem de boca aberta se virem por lá o Homem Aranha, ou o Super-Homem, ou o Batman... ou se virem pessoas vestidas de pénis pela rua... ou pessoas levadas a passear por trelas... não fiquem chocados, disfrutem... é Amsterdão!

O grande dique

Os moínhos


0 comentários: